segunda-feira, 4 de junho de 2012

Jack Johnson




Jack Hody Johnson (Honolulu, Havaí, 18 de maio de 1975), cresceu na Baía Norte de Oahu, Havaí, aprendeu a tocar violão aos 14 anos de idade. Começou tocando músicas do Metallica (One) e do Cat Stevens (Father And Son).Antes de lançar seu primeiro albúm fazia filmes *censored* de surf. 
Jack se aproximou mais da música aos 17 anos, quando ao participar de uma competição de surfe, sofreu um acidente que o deixou 90 dias parado. Durante esse período começou a compor influenciado por ídolos como Bob Marley. 

Foi estudar cinema na Califórnia aos 18 anos, não queria ser um profissional do surfe, por isso decidiu estudar cinema, idéia que lhe rendeu um documentário (Thicker Than Water) ,dirigido por Jack, gravado a partir de uma aventura ao redor do mundo com amigos, documentário aquele, que em 1997 ganhou o título de documentário do ano pela revista Surfer. 

Jack Johnson ainda fez mais 2 documentários, ambos também sobre surf: A Broken down Melody e September Sessions. O próprio Jack compôs as trilhas sonoras dos documentários. Pressionado por amigos como Ben Harper, Jack Johnson gravou seu primeiro CD, ‘Brushfire Fairytales’ em 2001. Em 2003, lançou seu segundo CD, ‘On And On’. Em 2005, Jack Johnson alcançou o topo de sua carreira com o lançamento de seu terceiro CD, ‘In Between Dreams’, onde conquistou o 2° lugar no Top 200 da revista Billboard. 


via letras.com.br

sábado, 28 de abril de 2012

Red Hot Chili Peppers




Red Hot Chili Peppers é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em Los Angeles, Califórnia em 1983. A banda vencedora dos Grammys, é composta por quatro membros, o vocalista Anthony Kiedis, o guitarrista John Frusciante, o baixista Michael "Flea" Balzary e o baterista Chad Smith. Assistindo a várias mudanças e a problemas pessoais de membros, o estilo da banda é variado, conseguindo juntar elementos do tradicional alternativo e funk com vários elementos de heavy metal, punk rock e rock psicodélico. 

Discografia: 
1984 - The Red Hot Chili Peppers 
1985 - Freaky Styley 
1987 - The Uplift Mofo Party Plan 
1989 - Mother's Milk 
1991 - Blood Sugar Sex Magik 
1995 - One Hot Minute 
1999 - Californication 
2002 - By the Way 
2006 - Stadium Arcadium 

Prêmios e nomeações: 
O Red Hot Chili Peppers venceu sete vezes o Grammy Awards: 

1993: Melhor Performance de Hard Rock - "Give It Away" 
2000: Melhor Canção de Rock - "Scar Tissue" 
2007: Melhor Álbum de Rock e Melhor Disco em Edição Especial - Stadium Arcadium; Melhor Performance de Rock em Dupla ou Grupo e Melhor Canção de Rock: "Dani California" 
MTV Video Music Awards 
1992: Breakthrough Video - "Give It Away", Viewer's Choice - "Under the Bridge" 
American Music Awards 
2000: Artista Alternativo Favorito 
2006: Pop/Banda de Rock/Dupla/Grupo Favorito, Artista Alternativo Favorito 
Billboard Muse Awards 
2000: Melhor Grupo Alternativo 

A banda também recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2008 


Via letras.com.br


Pearl Jam




Pearl Jam é uma banda oriunda formada em 1990 da cidade de Seattle, Washington, EUA. No auge do período do movimento local Grunge e é considerada uma das mais populares e influentes da década de 90. Eles, junto com Nirvana, Soundgarden, Mother Love Bone e Alice in Chains, ajudaram a popularizar o Movimento Grunge no início dos anos 90. Pearl Jam é uma das poucas bandas grunge que continua activa hoje, mesmo após o fim das suas contemporâneas. 

A banda detém uma marca inusitada, durante a turnê de um de seus álbuns a banda lançou nada menos que 70 CDs duplos e triplos, que traziam na íntegra cada um dos concertos da turnê, suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster (que monopoliza o mercado de venda de ingressos em território americano) tornou-se um marco, a banda exigiu na justiça que a empresa reduzisse os seus lucros para diminuir o preço dos ingressos de seus concertos para que os fãs fossem beneficiados, isso junto ao engajamento político e em causas de ajuda humanitária tornaram Pearl Jam uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock. 

Eddie Vedder juntou-se a Stone, Jeff e Mike através de Jack Irons, que posteriormente viria a ser o baterista do Pearl Jam no período entre 1994 e 1998. Jack Irons enviou, após audição dos intrumentais de Stone e grupo (tocados com a ajuda de Matt Cameron, baterista do Soundgarden e do Temple of the Dog), um fita demo para Eddie Vedder.


Via letras.com.br



Backstreet Boys




Os Backstreet Boys é o grupo vocal de maior sucesso no mundo e de acordo com o Guinness Book, a Maior Boyband de Todos os Tempos e a de maior vendas.Formado no dia 20 de Abril de 1993, seus membros iniciais eram Nickolas Gene Carter, Howard Dwaine Dorough, Alexander James McLean, Sam Licata e Charles Edwards, estes dois últimos acabaram por desistir da banda logo no ínicio e então entraram os primos Kevin Scott Richardson e Brian Thomas Littrell. No dia 26 de Junho de 2006, Kevin Richardson anunciou que ia deixar a banda.


Os Backstreet Boys são a maior boyband do mundo em atividade, venderam mais de 120 milhões de CDs.


Via letras.com.br


Madonna




Madonna Louise Veronica Ciccone é o nome da rainha da música Pop, Madonna, cantora, compositora, dançarina e atriz. Em sua história, Madonna reuniu um incrível número e variedade de premiações. Em sua estante, a cantora tem as estatuestas de prêmios conceituados como o Grammy, Globo De Ouro, Video Music Awards e European Music Awards, os dois últimos da MTV.

Madonna conseguiu vender mais de 280 milhões de cópias de seus álbuns, desde o início de sua carreira, ainda nos anos 80. Publicações importantes, como a revista Forbes, elegeram a cantora como a mais rica do mundo. Sua fortuna estaria estimada na casa de US$ 1 bilhão de dólares.

Suas duas últimas turnês, Confessions Tour e Sticky And Sweet, foram consideradas pela revista Billboard, como as mais lucrativas da história de um artista solo.

Sua discografia oficial reúne os seguintes lançamentos: Madonna (1983), Like A Virgin (1984), True Blue (1986), Who's That Girl - Trilha Sonora (1987), Like A Prayer (1989), I'm Breathless - Trilha Sonora (1990), Erotica (1992), Bedtimes Stories (1994), Evita - Trilha Sonora (1996), Ray Of Light (1998), Music (2000), American Life (2003), Confessions On A Dance Floor (2005) e Hard Candy (2006).

Entre seus maiores sucessos, merecem destaque as músicas Papa Don't Preach, La Isla Bonita, Like A Prayer, Express Yourself, American Pie, Music, Hung Up e 4 Minutes.

Via wikipedia




U2




U2 é uma banda irlandesa de rock, formada no ano de 1976 e composta por Bono Vox (Paul David Hewson) como vocalista e guitarrista, The Edge (David Howell Evans) na guitarra, piano, voz e baixo; Adam Clayton no baixo e guitarra; Larry Mullen Jr. na bateria. 

Sendo uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais,além de serem uma das bandas que mais arrecadam anualmente. 

Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação activa em causas políticas e de defesa dos menos favorecidos, em especial o líder da banda, Bono. Bono tem participado activamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo todo afim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono quase levou os U2 ao fim em tempos passados, por incomodar o resto dos membros do grupo, porém isso foi revertido e ele conta actualmente com o apoio destes na sua causa.

Via letras.com.br





Nirvana




Nirvana foi uma banda de Grunge fundada no ano de 1986 em Aberdeen, cidade vizinha a Seattle e que fazia parte do circuito underground juntamente à cena de Portland. 

Sua música foi inspirada no Punk Rock e no Rock Alternativo e foi chamada Grunge pela imprensa e meios de comunicação da época. O grupo se desfez em 1994 com a morte de seu líder, Kurt Cobain. Muitos críticos e historiadores aclamam o Nirvana como a banda representativa da “Geração X”. 

Nirvana só com o Nevermind vendeu dez milhões de cópias, só nos EUA e durante toda a carreira vendeu 50 milhões de cópias de álbuns no mundo todo. 

Em 1984, Kurt Cobain fortalece a amizade com um rapaz muito alto chamado Krist Anthony Novoselic. Os dois se conheciam de vista da escola e de ensaios dos Melvins (banda muito conhecida no cenário local). Mas começam a se entrosar quando tocam juntos em alguns ensaios sem compromisso. Mesmo assim, Novoselic não se empolgou imensamente com a idéia de participar de uma banda com Kurt. 

Em maio de 1985, Kurt abandona a escola um mês antes de se formar. Em dezembro, Kurt finalmente leva em frente sua primeira banda e lhe dá o nome de Fecal Matter. Tocam com ele Dale Crover no baixo e Greg Hokanson na bateria. A primeira fita do Fecal Matter é registrada ainda naquele mês. Kurt e Crover viajam de Aberdeen a Seattle para usar o gravador de quatro canais de Mari, tia de Kurt. A banda iniciante também faz um pequeno show em Aberdeen, abrindo para os Melvins.

Via letras.com.br



Paralamas do Sucesso




Há mais de 25 anos na estrada, o trio formado por João Barone, Herbert Vianna e Bi Ribeiro mostra o repertório do seu último trabalho, Hoje, o primeiro álbum de inéditas depois do acidente com Vianna, lançado em 2005. O CD mostra a fase atual da banda e traz canções como Pétalas, Na Pista, Passo Lento, De Perto, Ao Acaso, Fora de Lugar, Ponto de Vista e Deus Lhe Pague. Na apresentação, clássicos como Alagados, Meu Erro e Óculos, também fazem-se presentes. 

Paralamas do Sucesso é uma das bandas tradicionais do rock brasileiro, pertencente à chamada Geração 80, mesma que consagrou a Legião Urbana, Titãs e Barão Vermelho. Tem 19 álbuns lançados, entre coletâneas e inéditas e é responsável por discos antológicos como Cinema Mudo e Vamo Batê Lata, que vendeu quase um milhão de cópias. Em 2006, Hoje ganhou o Grammy Latino como Melhor Álbum de Rock Brasileiro. 

Via letras.com.br




Titãs




Titãs é uma banda pop rock brasileira formada em São Paulo na década de 1980, uma das mais bem-sucedidas comercialmente e influentes no Brasil dos últimos 30 anos, ao lado de Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho. Entre suas músicas mais famosas estão Sonífera Ilha, Flores, Polícia, Comida, Marvin e Epitáfio. 

No fim dos anos 70, em plena ditadura militar, um colégio em São Paulo se tornou um dos poucos pontos de resistência cultural. No palco do Equipe se apresentavam artistas de peso da música brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Clementina de Jesus e Cartola. Com essa efervescência, foi natural que os jovens com interesses artísticos acabassem se aproximando e criando espaços próprios. O evento “A Idade da Pedra Jovem”, promovido por essa turma em 1981, marcou a estréia de Sérgio Britto, Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Marcelo Fromer, Nando Reis, Ciro Pessoa e Tony Bellotto num mesmo palco. Juntos, eles formavam o grupo Titãs do Iê-Iê, uma brincadeira para descontrair uma programação apresentada por gente com mais experiência do que aqueles meninos. 

O que era para ser apenas diversão começou a ser encarado mais seriamente no ano seguinte. A estréia oficial dos Titãs do Iê-Iê, devidamente ensaiados e com repertório próprio, aconteceria no dia 15 de outubro de 1982, no Sesc Pompéia. A essa altura, Branco Mello já havia se integrado ao grupo e André Jung, assumido a bateria, instrumento que Nando Reis tocara na “Idade da Pedra Jovem” por pura falta de opção. Com nove músicos no palco, entre eles seis vocalistas, a banda chamava a atenção.

Via letras.com.br




Queen




Queen é uma banda de rock liderada atualmente por Brian May (guitarra), Roger Taylor (bateria) e John Deacon (baixo). Foi uma das mais populares bandas inglesas dos anos  1980, sendo precursora do rock tal como hoje o conhecemos, com magníficas produções dos seus concertos e videoclipes das suas canções. Mesmo nunca tendo sido levada a sério pelos críticos da sua época, que consideravam a sua música "comercial" (a crítica de hoje considera os Queen como uma das melhores bandas de rock de todos os tempos), a banda tornou-se a das mais famosas entre o público, graças à sua mistura única entre as complexas e elaboradas apresentações ao vivo e o dinamismo e carisma da sua estrela maior, o vocalista Freddie Mercury. 

O início da banda remonta a 1967, quando Brian May, Tim Staffell e Roger Taylor formaram o trio Smile, no Imperial College em Londres, onde todos estudavam. Após a saída do baixista e vocalista do grupo, Tim Staffell, na Primavera de 1970, May e Taylor foram apresentados por Staffell a Farrokh Bulsara em Abril do mesmo ano, o qual viria a ser o vocalista da nova banda com o nome artístico Freddie Mercury, batizando a banda com o nome Queen. Em 1971, John Deacon completou a formação dos Queen como baixista.

Via letras.com.br



terça-feira, 24 de abril de 2012

Mamonas Assassinas


Em março de 1989, Sérgio Reoli, ao trabalhar na Olivetti, conhece Maurício Hinoto, irmão de Bento. Ao saber que Sérgio é baterista, Maurício decide apresentar o irmão, que toca guitarra. A partir daí, Sérgio conhece Bento e decidem criar uma banda. Na época, Samuel Reoli, irmão de Sérgio, não era "ligado" na música, preferia desenhar aviões. Mas, de repente, se envolveu com a música e começou a tocar baixo. Sérgio, Samuel e Bento, então, formaram uma banda de rock chamada Utopia, especializada em covers de grupos como Legião Urbana, Titãs e Rush. Em um show, o público pediu para tocarem uma música dos Guns N' Roses, e como não sabiam a letra, pediram a um espectador para ajudá-los. Dinho voluntariou-se para cantar, em meio a vaias e com sua performance escrachada fez o público rir, sendo aceito no grupo. Júlio Rasec, por intermédio do vocalista Dinho, foi o último a entrar em Utopia. 

O Utopia passou a apresentar-se na periferia de São Paulo e lançou um disco que vendeu menos de 100 cópias. Aos poucos, os integrantes começaram a perceber que as palhaçadas e músicas de paródia eram mais bem recebidas pelo público do que os covers e as músicas sérias. Começaram introduzindo algumas parodias musicais, com receio da aceitação do público. 

Através de um show em uma boate em Guarulhos, conheceram o produtor Rick Bonadio. Decidiram, então, mudar o perfil da banda, a começar pelo nome, "Mamonas Assassinas do Espaço", criado por Samuel Reoli e reduzido para "Mamonas Assassinas". 

Mandaram uma fita demo com as músicas "Pelados em Santos", "Robocop Gay" e "Jumento Celestino" para 3 gravadoras, entre elas a Sony Music e a EMI. Rafael Ramos, amigo da banda, baterista da banda Baba Cósmica e filho do diretor artístico da EMI, João Augusto Soares, insistiu na contratação. Após assistir uma apresentação do grupo em 28 de Abril de 1995, João Augusto resolveu assinar contrato com os Mamonas. 

Após gravar um disco produzido por Rick Bonadio (apelidado pela banda de Creuzebek), os Mamonas saíram em imensa turnê, apresentando-se em programas como Jô Soares Onze e Meia, Domingão do Faustão, Xuxa Park, Domingo Legal e tocando cerca de 8 vezes por semana, com apresentações em 25 dos 27 estados brasileiros e ocasionais dois shows por dia. O cachê dos Mamonas tornou-se um dos mais caros do país, R$50 à 70 mil, e a EMI faturou cerca de R$80 milhões com a banda. Em certo período, a banda vendia 100 mil cópias a cada dois dias. 

Os Mamonas preparavam uma carreira internacional, com partida para Portugal preparada para 3 de Março de 1996. Porém em 2 de Março, enquanto voltavam de um show em Brasília, o jatinho Learjet em qe viajavam, prefixo LR-25D - PT-LSD, chocou-se contra a Serra da Cantareira, numa tentativa de arremeter vôo, matando todos que estavam no avião. O enterro, no dia 4 de Março, fora acompanhado por mais de 65 mil fãs. 

Fora anunciado um filme da história da banda, baseado em Blá, Blá, Blá - A Biografia Autorizada dos Mamonas Assassinas de Eduardo Bueno, e a ser dirigido por Maurício Eça. A responsável pelo filme será a Tatu Filmes, em parceira com a Rede Record. Existiram riscos de o filme não ser produzido, devido ao possível fim do contrato entre a Tatu Filmes e a Record, haja visto que a produtora não conseguia concluir o filme devido a problemas de documentação envolvendo as gravadoras e os familiares dos integrantes do grupo. O problema foi resolvido e a Tatu Filmes já se prepara para o lançamento do filme. 

Acidente 
A aeronave havia sido fretada com a finalidade de efetuar o transporte do grupo musical para um show no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. No dia 1 de Março de 1996, transportou esse grupo de Caxias do Sul para Piracicaba, aonde chegou às 15:45. No dia 2 de Março de 1996, com a mesma tripulação e sete passageiros, decolou de Piracicaba, às 07:10, com destino a Guarulhos, onde pousou às 07:36. A tripulação permaneceu nas instalações do aeroporto, onde, às 11:02, apresentou um plano de vôo para Brasília, estimando a decolagem para as 15:00. Após duas mensagens de atraso, decolaram às 16:41. O pouso em Brasília ocorreu às 17:52. 

A decolagem de Brasília, de regresso a Guarulhos, ocorreu às 21:58. O vôo, no nível (FL) 410, transcorreu sem anormalidades. Na descida, cruzando o FL 230, a aeronave de prefixo PT-LSD chamou o Controle São Paulo, de quem passou a receber vetoração por radar para a aproximação final do procedimento Charlie 2, ILS da pista 09R do Aeroporto de Guarulhos (SBGR). A aeronave apresentou tendência de deriva à esquerda, o que obrigou o Controle São Paulo (APP-SP) a determinar novas proas para possibilitar a interceptação do localizador (final do procedimento). A interceptação ocorreu no bloqueio do marcador externo e fora dos parâmetros de uma aproximação estabilizada. Sem estabilizar na aproximação final, a aeronave prosseguiu até atingir um ponto desviado lateralmente para a esquerda da pista, com velocidade de 205Kt a 800 pés acima do terreno, quando arremeteu. 

A arremetida foi executada em contato com a torre, tendo a aeronave informado que estava em condições visuais e em curva pela esquerda, para interceptar a perna do vento. A torre orientou a aeronave para informar ingressando na perna do vento no setor sul. A aeronave informou "setor norte". 

Na perna do vento, a aeronave confirmou à Torre estar em condições visuais. Após algumas chamadas da Torre, a aeronave respondeu e foi orientada a retornar ao contato com o APP-SP para coordenação do seu tráfego com outros dois tráfegos em aproximação IFR. O PT-LSD chamou o APP-SP, o qual solicitou informar suas condições no setor. O PT-LSD confirmou estar visual no setor e solicitou "perna base alongando", sendo então orientado a manter a perna do vento, aguardando a passagem de outra aeronave em aproximação por instrumento. No prolongamento da perna do vento, no setor Norte, às 23:16, o PT-LSD chocou-se com obstáculos a 3.300 pés, no ponto de coordenadas 23º25'S 046º35'W. Em conseqüência do impacto, a aeronave foi destruída e todos os ocupantes faleceram no local. 

Membros 
Dinho (Alecsander Alves) - vocal 
Bento Hinoto (Alberto Hinoto) - guitarra, violão e vocal de apoio 
Júlio Rasec (Júlio César) - teclados e vocal de apoio 
Samuel Reoli (Samuel Reis de Oliveira) - baixo e vocal de apoio 
Sérgio Reoli (Sérgio Reis de Oliveira) - bateria 

Coldplay


Formada em 1998, na capital inglesa, Londres, a banda Coldplay é hoje um dos maiores nomes do rock no planeta. Sucesso de público e crítica, o conjunto é liderado pelo vocalista Chris Martin e ainda conta com o guitarrista Jon Buckland, o baixista Guy Berryman e o baterista Will Champion.

Com o lançamento do mais recente disco, Viva La Vida Or Death And All His Friends, a banda conseguiu três prêmios Grammy (Canção do Ano e Melhor Performance Pop por um dupla ou grupo, com Viva La Vida, e também Melhor Disco de Rock do Ano, por Viva La Vida Or Death And All His Friends).

Os integrantes da banda se conheceram durante no período universitário. E antes de chegarem ao primeiro CD, lançaram dois Eps: Safety e The Blue Room, este último lançado em 1999. Assim, a banda conseguiu um contrato com a gravadora Parlophone.

Parachutes é o título do álbum de estréia de Martin e cia. As músicas Yellow, Trouble e Shiver logo estouraram no Reino Unido. E não demorou muito para a banda cruzar o continente e chegar aos Estados Unidos. Tanto é, que conseguiu faturar um Grammy (principal premiação musical nos Estados Unidos), de melhor performance de música alternativa.

Em 2002, a banda inglesa reaparece com A Rush Of Blood To The Head, disco que consolidou o nome Coldplay nas paradas pelo mundo. O primeiro single do disco foi In My Place, que também levou um Grammy. Porém, o principal hit do álbum foi Clocks que além de conquistar as paradas por todos os continentes, garantiu o Grammy de Gravação do Ano, em 2004.

O Coldplay manteve seu lugar no hall das mais famosas bandas do mundo com o lançamento de X&Y, terceiro disco de estúdio da banda. Mesmo lançado apenas em junho, o álbum foi o mais vendido de 2005, contando com o impulso de novos sucessos como Speed Of Sound, Fix You e Talk.

Ainda assim, depois de ser criticada por X&Y (devido às semelhanças com o disco anterior, A Rush Of Blood To The Head), o Coldplay se preparou para surpreender o mundo, com um disco ousado. Viva La Vida Or Death And All His Friends, quarto trabalho da banda, é também aquele que quebrou recordes para o Coldplay. O disco estreou em primeiro lugar nos Estados Unidos e Reino Unido (fato inédito na carreira da banda), foi também o mais vendido pela Internet e terminou 2008 como o mais vendido do ano.
via vagalume.com.br´




Oasis





Oasis, banda nascida no início dos anos 90 na cidade inglesa de Manchester, teve uma trajetória das mais particulares, se mantendo como um dos nomes mais influentes e populares nos anos 90 até os dias de hoje. A banda, liderada pelos irmãos Liam e Noel Gallagher, mesmo marcada por um marketing assumido, se justifica pela sua música, mantendo assim uma integridade musical incontestável. Prova disso é a posição da banda como o maior ícone do BritPop, que teve seu início na segunda metade dos anos 90, logo após o enfraquecimento do movimento Grunge nos EUA, com a morte de Kurt Cobain. 

A história da banda começa em 1991. Enquanto a mídia do Mundo inteiro dava toda a atenção à Seattle e seus arredores, uma nova banda, chamada Rain, se apresentava pela primeira vez em um bar de Manchester. A platéia não fazia idéia que a banda faria sucesso alguns anos depois. Nessa platéia, repleta de bêbados e hooligangs, o irmão do vocalista assistia atenciosamente à banda. Seu nome era Noel Gallagher. 

Ironicamente, entre os irmãos Gallagher, Noel sempre foi mais interessado na música, tocava guitarra desde cedo, mas nunca tinha montado uma banda "séria". Na época ele era roadie da banda Inspiral Carpets e acompanhava a turnê do grupo na Alemanha quando soube que seu irmão Liam, que nunca havia sequer se aproximado de um instrumento, havia montado uma banda. 

Noel achou que a banda em si, composta por Paul "Bonehead" Arthurs, Paul "Guigsy" McGuigan, Tony McCarrol e Liam Gallagher, era promissora, musicalmente falando, mas suas composições eram um lixo. Liam pediu para seu irmão juntar-se a eles. Noel aceitou, com duas condições: a primeira era que ele deveria ser o compositor único da banda; a segunda era que ele deveria ser o líder da banda. Pronto, esse era o início do Oasis (nome de um bar de Manchester no qual os Beatles se apresentaram), como hoje o conhecemos. 

A banda se sustentava com shows em pequenos bares e pubs da Inglaterra, até que, na histórica noite de 31 de maio de 1993, Alan McGee, dono da gravadora Creation Records, viu um show do Oasis em Glasgow, e, na hora, assinou um contrato. Logo, a banda faria o primeiro single, "Supersonic", lançado no dia 11 de abril de 1994. Essa data praticamente coincide com um fato marcante na música. Em 5 de abril de 1994, Kurt Cobain, vocalista, compositor e guitarrista do Nirvana, se suicidava com um tiro na cabeça. Os fatos que simbolicamente representam o final do Grunge e o início do BritPop ficaram separados por apenas 6 dias. 

Em pouco tempo, o Oasis ia aumentando seu público, e a credibilidade junto a crítica acompanhava esse sucesso. A banda lotava cada vez mais shows e seu nome se tornava o mais comentado na Inglaterra. Seu primeiro álbum, "Definitely Maybe", é lançado com vendagens iniciais tão grandes que superam as expectativas tanto dos integrantes como da gravadora. 

Pouco tempo depois, "Definitely Maybe" se tornaria o álbum de estréia mais vendido de todos os tempos, um dos poucos recordes que não pertence a maior influência musical do Oasis, Os Beatles. 

Com shows cada vez mais disputados, o Oasis ganha nome e grande projeção, lançando singles, como "Live Forever" e "Some Might Say", que fazem muito sucesso. Ao mesmo tempo, o gênio forte dos irmãos Gallagher fez com que a banda freqüentasse assiduamente as páginas dos escandalosos tablóides ingleses, mostrando discussões entre os dois irmãos e troca de farpas com outras bandas (notadamente o Blur). Mas o assunto que gerou maior cobertura foi uma briga em um bar francês, que gerou a saída do baterista Tony McCarrol da banda. Até hoje, a briga entre Tony e a banda é motivo de disputas judiciais envolvendo muito dinheiro. 

Apesar do marketing "forçado", o Oasis não se abala musicalmente, e com o novo baterista Alan White, já começava a pensar no próximo disco. O resultado foi a obra-prima "(What's the Story) Morning Glory?", lançado em 1995. Músicas como "Don't Look Back in Anger", "Wonderwall", "Champagne Supernova", "Hello" e "Morning Glory" fazem um sucesso muito grande, mostrando o Oasis, anteriormente com sucesso apenas na Inglaterra, para o mundo. O disco vendeu como água (cerca de 20 milhões de cópias no mundo). Foi nesse álbum que Noel Gallagher mostrou a sua excelência como compositor. As músicas não aproveitadas no disco e figuram apenas como lado B de single como "Acquiesce", "Underneath the Sky", "Talk Tonight", entre outras, tem tanta qualidade que poderiam ser o carro-chefe de muitos álbuns. 

A banda continua fazendo shows, até que, no fim de 1996, o Oasis começa a preparar as gravações de seu 3º CD, "Be Here Now". Segundo Noel, a idéia era tirar um ano livre, mas se a banda não entrasse em estúdio logo, surgiriam boatos na imprensa sobre o fim da banda. E então, Noel viaja para Bahamas e em duas semanas compõe o repertório de "Be Here Now". No estúdio, o Oasis decide experimentar novos sons, e o resultado é um disco mais psicodélico e grandioso, sendo lançado em 1997. As vendas iniciais foram espetaculares, cerca de três milhões de cópias em apenas 3 dias. As cifras totais chegam a mais de 15 milhões de cópias pelo mundo todo. Entre os principais hits estão "Stand By Me", e "Don't Go Away", além das destacadas "D'you Know what I mean?", "All Around The World" e "Fade In-Out". 

Em 1998, a banda passa pelo Brasil pela primeira vez, devido à turnê Mundial de "Be Here Now", com shows no Rio de Janeiro e em São Paulo. Isso faz com que a banda seja muito exposta na mídia brasileira, e que mais fãs se espalhem para o Brasil. 

Depois de um longo tempo trabalhando, o Oasis decide tirar férias por um mais de um ano. Durante todo esse tempo, eles fazem uma compilação com as melhores B-Sides da banda no CD "The Masterplan", que resgata em um álbum imperdível as grandes canções que estavam restritas aos singles. Todas as músicas foram escolhidas por fãs internautas, que podiam escolher as melhores B-Sides da banda em seu site oficial, já que o repertório era suficiente para um disco duplo. 

Depois de uma longa folga, o Oasis volta a ativa, trabalhando no seu novo CD, "Standing on The Shoulders of Giants". Enquanto as gravações rolam, uma notícia choca os fãs. O segundo guitarrista Paul "Bonehead" Arthurs e o baixista Paul "Guigsy" McGuigan anunciam que se desligarão da banda, devido a motivos familiares. Mesmo assim, a banda lança, em 2000, o seu novo CD, "Standing On The Shoulder of Giants" e logo depois, anuncia os substitutos para os integrantes originais. O posto de baixista fica com Andy Bell (antigo componente da banda Ride) e o de segundo guitarrista fica com Gem Archer (antigo componente da banda Heavy Stereo). 

O novo álbum é o começo de uma nova fase da banda, já sem o sucesso monstruoso de antes, mas mantendo uma sólida base de fãs no mundo todo. Em "Standing..." o Oasis seguiu experimentando, dessa vez incorporando elementos eletrônicos ao seu som, como fica evidente desde o primeiro single, "Go Let It Out". 

Para os fãs do mundo inteiro conferirem o trabalho dos novos integrantes, o Oasis lança em 2000 um CD duplo em um DVD de um show em Wembley. O CD e o DVD são intitulados "Familiar to Millions" e mostra para os fãs que a banda está em sua melhor forma e que os novos integrantes são tão bons ou até melhores tecnicamente que os antigos. Entre o repertório, estão algumas das principais músicas da carreira da banda, e duas covers: "Helter Skelter", dos Beatles e "Hey Hey My My" de Neil Young. No mesmo ano, 5 de abril, o Oasis já havia tocado "Hey Hey My My" ao vivo num show em Seattle, em homenagem a Kurt Cobain no aniversário de sua morte. 

Em janeiro, durante o Rock In Rio 3, o Oasis vem pela Segunda vez ao Brasil. O show não foi de muito agrado tanto para o público quanto para a banda, já que logo após o seu show, o Guns n' Roses faria um show que marcaria o seu retorno aos palcos. Como tanto o som e o público de ambas as bandas não se encaixam muito bem, foi um erro completo da organização do evento, que poderia muito bem ter revisto a data de qualquer um dos dois shows. No dia 13 de Outubro de 2001, a banda faz um show especial em comemoração aos seus 10 anos. O show conta com a presença especial de Paul Weller, grande amigo da banda. Apesar disso, o show (ainda) não foi lançado oficialmente para o público, apesar de passar em vários canais de música. 

Ao final de mais uma longa turnê, o Oasis entra em estúdio para gravar seu 5º CD de músicas inéditas. O álbum "Heathen Chemistry" se mostra um pouco menos experimental que o antecessor, "Standing On The Shoulder Of Giants", e um pouco mais pop. Nada que faça com que a qualidade diminua, pois o CD tem ótimas músicas como "Little By Little", "Stop Crying Your Heart Out", "She is Love" e o rockão "The Hindu Times". Mas a principal novidade de "Heathen Chemistry" é a participação mais efetiva dos outros integrantes nas composições. Liam contribuiu com duas músicas, entre elas a belíssima "Songbird", enquanto que Archer e Bell assinam outras duas faixas. 

Depois de uma longa e cansativa turnê do Oasis (uma das maiores), a banda tirou férias até 2005, quando pretendem lançar um novo álbum. Enquanto isso, fãs do mundo inteiro esperam ansiosos um material inédito. Especula-se que esse material seria um CD e um DVD ao vivo, assim como foi o "Familiar to Millions". 

Durante os mais de 10 anos de carreira, o Oasis mostrou ser uma banda que mescla duas coisas que dificilmente se juntam: músicas de uma indiscutível qualidade e atitude rock n' roll. E mesmo que o futuro a partir de agora pareça um tanto incerto, não dá para deixar de admitir: por tudo o que já produziu, a história Oasis já está inserida de forma definitiva no rock. 

via letras.com.br



Search

Desenvolvido por Gregory Bonfanti. 80s.